Ariostea e o ambiente

Azienda al servizio del cliente e dell'ambiente

Nos estabelecimentos Ariostea, um grupo de geólogos e técnicos estudam como transformar materias primas naturais como argila, feldspato, quartzo e minerais, para obter materiais sempre novos, quimicamente e fisicamente inertes , de fácil limpeza , capaz de unir as mais altas qualidades técnicas no aspecto natural típico das pedras e dos mármores e uma maior praticidade de uso e manutenção.
O ponto alto que sob o perfil ambiental e qualitativo , caracterizam a produção de mármores high-tech e pedras naturais high-tech são:

  • Uso de matéria-prima natural de baixo impacto ambiental.
  • Processos produtivos de elevada performance qualitativa e ambiental.
  • Reduzido consumo de água potável.
  • Reduzida geração de resíduos e perdas durante a eleboração.
  • Reciclagem otimizada dos resíduos.
  • Durabilidade no tempo sem particular necessidade de manutenção.
  • Baixissimo impacto ambiental no caso de demolição dos nossos pisos.

Uso de matéria-prima de baixo impacto ambiental

A análise do ciclo de vida inicia desde a matéria prima, e de sua extração e elaboração. Para produzir mármores e pedras high-tech, são utilizadas argilas, areia feldspática e quartzo: matérias estas amplamente presentes na crosta terrestre e sem risco de extinção, como ao invés disso se verifica com algumas pedras naturais.

De acordo com a legislação de todos os países produtores , são previstos planos de extração e de recuperação das rochas destas matérias primas , de modo a não modificar radicalmente a paisagem e reflorestar amplas áreas.

Processos produtivos com elevadas performances qualitativas e ambientais

A fase produtiva representa , do ponto de vista do impacto ambiental, a fase mais importante do inteiro ciclo de vida , mas com certeza é também aquela onde a empresa exercita o maior controle. E é por isto que , utilizando fontes energéticas limpas como o gás metano para a produção de energia térmica e buscando paralelamente as melhores tecnologias disponíveis, Ariostea é capaz de obter grandes resultados em termos de redução do impacto ambental.

Os indicadores ambientais mais relevantes são:

  • índice de resíduos no consumo de matérias primas (Entenda-se como redução de perdas de matéria prima)
  • consumo de água
  • consumo energético
  • emissões de gás
  • resíduos
  • barulho

Reduzido consumo de água potável

A água é um componente fundamental na produção de mármores e pedras high-tech, onde vem utilizada seja como matéria-prima para a massa seja para a lavagem das instalações. Sob este aspecto,  Ariostea criou dois importantes sistemas capazes de reduzir de modo significativo o impacto gerado por este consumo: a criação de sistemas de tratamento e reciclagem das águas de reuso indústrial , proveniente sobretudo da lavagem dos equipamentos e instalações, e um sistema de reserva e tratamento de águas de rio.

As principais vantagens do ponto de vista ambiental e econômico são:

  • uma drástica redução do consumo hídrico, em relação àqueles sem reciclagem;
  • a eliminação de descarga das águas provenientes da produção;
  • um mínimo uso de água potável.

Reduzida geração de resíduos e entulhos durante a produção

Um outro aspecto que caracteriza um processo produtivo é a geração de resíduos e entulhos. Os resíduos de material cozido, seja de origem industrial que proveniente de demolições , são para todos os efeitos inertes,como comprovado na atual legislação e em estudos de  laboratórios. A qualidade geotécnica e ambiental é tal que permite a reutilização em construções civis e de estradas em alternativa aos extraídos da natureza. 

Reciclagem otimizada dos resíduos de produção

Em relação a geração de entulhos de produção , a Ariostea adotou uma política de contenção muito importante, focada sobretudo na recuperação e reutilização interna dos resíduos "verdes"( não cozidos) que por sua quantidade resultam ser os mais significativos. 

Durabilidade no tempo sem particular necessidade de manutenção

Em relação à fase de instalação e emprego dos mármores e pedras high-tech considera-se que:

  • os materiais usados no assentamento e rejuntes tem relevância pequena do ponto de vista tóxico e de impacto ambiental, tratando-se de argamassas compostas de cimento , areia e água;
  • os adesivos utilizados não contém solventes (com exceção de produtos altamente específicos e portanto de uso limitado como por exemplo as  resinas épox).

Sobre o impacto ambiental, os materiais  eco-sustentáveis de Ariostea não apresentam nenhum risco nem do ponto de vista da saúde , nem do ambiente. Pelo contrário , se distinguem por apresentar ótimas características de higiene e de praticidade, não exigindo produtos de limpeza detegentes para a sua manutenção.

Os níveis elevados de dureza, resistência à abrasão e agentes químicos , se traduzem em maior durabilidade do piso ou de um revestimento executado com mármores e pedras high-tech em comparação com outros materiais.

Demolição de pisos

A seleção dos materiais de construção em função da durabilidade é um elemento fundamental para a sustentabilidade ambiental de uma obra. De fato, um material com um ciclo de vida mais longo , na mesma função de uso de um outro, determina um impacto ambiental menor.

Os produtos Ariostea, se corretamente instalados podem durar o tempo da contrução. Além disso, no final do ciclo de vida destes materiais, os resíduos derivados da demolição não pedem tratamento visto que a elevada inércia química não libera substância química no ambiente. O material assim gerado deverá ser recuperado ou eliminado de acordo com as normas nacionais e locais vigentes.

 

 

Pedido de informação

Para entrar em contato com Ariostea e pedir informações de qualquer tipo, preencha o formulário abaixo, você será contactado o mais rapidamente possível.
Insira um endereço de e-mail correto e ativo.
Os campos marcados com * que eles são necessários.




Adicione a sua lista para solicitar informações!
0
Não inclua no e-mail
call me Por favor, ligue-nos o mais rapidamente possível.

Desejo receber notícias e Ariostea.
Desejo receber notícias e Ariostea.


PRIVACY
* Confirmo que eu li, entendi e aceito os termos do tratamento de dados pessoais (Política de Privacidade)


Para habilitar o botão de clique apresentar no cadeado abaixo